Ditadura Militar I

Depois de algum tempo ausente, retorno pra tratar de um tema de grande importância!
Listo aqui filmes e áudios interessantes relacionados aos anos de chumbo da história brasileira: os anos da ditadura militar de 1964 a 1985.
Será um post invetivavelmente longo... mas vale a pena ver!

1- Incrível o vídeo sobre o histórico comício da Central do Brasil (13/03/1964), em que Jango discursa prometendo as Reformas de Base (agrária, eleitoral, tributária...) e assim, entra definitivamente pra lista negra dos militares conservadores: menos de um mês depois sofre o golpe - ou "revolução"como os militares nomearam a tomada de poder.


2-Para ver diversas e datadas do período, visite a exposição virtual A LUTA PELA ANISTIA, organizada pelo AEL- Arquivo Edgar Leuenroth, da UNICAMP, com fotos de seu rico acervo sobre o tema.
Aproveitando, informo-lhes que o Arquivo ganhou uma nova sede, beeeem maior, e com mais espaço e recursos para a consulta do acervo. Parabéns a todos os envolvidos neste projeto, em especial, ao prof. e diretor atual do AEL, Fernando Teixeira da Silva, aos arquivistas e funcionários! Obs: O AEL tem uma documentação vasta e variada que você pode pesquisar pelo site e consultar lá no AEL, onde poderá relizar a digitalização ou impressão do que deseja.

3-Sobre a Guerrilha do Araguaia, achei interessante o trecho do documentário:


E mais: a reportagem da ISTO É, de 2004, trouxe documentos inéditos sobre a guerrilha!!!! Já que as forças armadas, com consentimento dos governos federais, os mantém escondidos até hoje!

4-

Concomitante à censura, à repressão, o governo Médici também fez propaganda política nacionalista (acima e abaixo) e acertou em cheio o coração dos brasileiros quando exaltou a copa de 1970: o país parava e se comovia com a euforia vivida pelo futebol.
Pra frente Brasil!
Sobre o mesmo tema, indispensável assistir ao filme O ano em que meus pais saíram de férias. O diretor Cao Hamburguer trouxe um novo olhar ao rememorar a época: tratou de uma questão delicada - o desaparecimento de militantes - com sensibilidade e o viés puro e lúdico típico da infância. Belíssimo!!!

Outro vídeo de propaganda veiculada pelo governo militar:


Continuo noutro post,
até lá!

Comentários

Postagens mais visitadas