Suicídio de GV: 55 anos





Dia 24/08/09 fez 55 anos que o presidente Getúlio Vargas suicidou-se.
(Ainda há polêmica sobre ter sido suicídio ou não...). O fato é que foi uma grande sacada política: a oposição crescia mediante a opinião pública, e logo depois da sua morte, lá estava o povo chorando desconsolado no enterro!!! G.V. exerceu dois mandatos: 1930-1945, e 1951-54. Éuma das figuras políticas mais importantes no nosso país, até hoje há partidários e críticos de Getúlio.
Durante seus mandatos foram criadas grandes empresas (na época) estatais, como a Cia Siderúrgica Nacional, Vale do Rio Doce. Foi feita a campanha o
"Petróleo é nosso" resultando na criação da Petrobrás; elaboraou-se a CLT (leis trabalhistas), foi instituído o direito de voto feminino...
Contudo, foi durante o Estado Novo (ditadura de 1930-45) que o Brasil ctambém conheceu o aparelho repressivo mais organizado de nossa história (sim, mais organizado e planejado do que na ditadura militar de 64). Criou-se o DIP (dpto de imprensa e propaganda)e, com isto, jornais, rádio, cinema, teatro... estavam todos sob o controle nacional, veiculando apenas notícias e propaganda favoráveis ao governo. Muitos comunistas (ou acusados de serem) foram perseguidos, presos, torturados... como Pagu e Graciliano Ramos.

>>> Não deixe de ler a Carta -Testamento e também a carta-despedida, acesse o site do Memorial Getúlio Vargas.
A foto acima é da bala e do revólver que mataram GV. Ambos expostos no quarto que ele suicidou-se, lá Museu da República que está instalado no belíssimo Palácio do Catete, antiga residência presidencial! A foto abaixo é do sãlão ministerial deste palácio. Se for ao Rio, visite o museu!!!!!!! abraços.


Comentários

Livia disse…
Natii, como sempre surpreendendo né amiga?! Parabéns pela iniciativa! Vou tentar ser uma visitante assídua!
Amo você, beijos.

Postagens mais visitadas