Canudos


Alunos: atentem-se a Euclides da Cunha, é seu centenário de morte este ano. E falando nele, nos vem à cabeça Os Sertões e... CANUDOS!!!! = )

Saiu n' O Estado de S. Paulo, 26/07/09, um artigo do Euclides da Cunha sobre os trabalhadores, que ele publicara no 1 de maio de 1904, neste mesmo jornal. Há, em seguida, uma breve análise da profa Walnice G. sobre o autor. Quem for assinante, confira no site do jornal.

Sobre canudos, há filmes, documentários e, andando por aí, encontrei uma organização, o MOVIMENTO POPULAR E HISTORICO DE CANUDOS. Conheçam a iniciativa popular para cultivar as memórias e a luta pela terra! Tem fotos e artigos de histiadores sobre canudos. http://www.infonet.com.br/canudos/

No you tube tem o filme Canudos na íntegra. Clique aki e assista à primeira parte.

Há também um vídeo didático, espécie de vídeo aula: http://www.youtube.com/watch?v=o7TAxhm4kss 
Por fim, indico também o trailer de Sobreviventes, longa que traz depoimentos das gerações descendentes dos  sertanejos mortos em Canudos.  Interessante porque nos trasmitem a memória que os filhos, sobrinhos, e netos construíram sobre o espisódio.

Bem... revisitando a história de Canudos, acabo por me lembrar da história de O pagador de Promessas, cujo adaptaçao para o cinema, feita por Anselmo Duarte, foi o único filme brasileiro premiado com a Palma de Ouro, de Cannes. Por que me lembrei?? porque ambos retratam a vida seca do sertanejo e a sua fé simples e tão rica em ecletismo! Vixi, falando nesta vida dura e seca do sertão adivinhem? Lembro-me de Vidas Secas, de G. Ramos! Eita, chega de relaçoões!! Mas adoro isto; esta brincadeira de passear pela história! "historiar", como eu chamo a partir de agora! bjs e bem vindos!

Comentários

Postagens mais visitadas